domingo, 6 de maio de 2018

Meta de leitura Abril

Mais um livro que consta na lista dos mais vendidos do The New York Times, Essencialismo, de Greg Mckeown. 
Fala sobre a disciplinada busca por menos, mostra que o verdadeiro essencialista não faz mais coisas em menos tempo mas ele faz apenas as coisas certas. Quando tentamos fazer tudo e ter tudo, realizamos concessões que nos afastam da nossa meta. Se não decidimos onde devemos concentrar nosso tempo e nossa energia, outras pessoas, chefes, colegas, clientes e até família decidirão por nós, e logo perderemos de vista tudo que é significativo. Neste livro o autor mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente; é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. 
Quando realizamos tarefas que não aproveitam nossos talentos e assumimos compromissos só para agradar aos outros, abrimos mão do nosso poder de escolha. O essencialista toma as próprias decisões e só entra em ação se puder fazer a diferença.
Com a imagem acima o autor mostra que o esforço em ambas é o mesmo,mas na imagem da esquerda a energia é dividida em muitas atividades. O resultado é a experiência pouco satisfatória de avançar um milímetro num milhão de direções. Na imagem da direita, a energia é dedicada a uma atividade. O resultado é que, ao investir em menos coisas, temos a experiencia satisfatória de alcançar um avanço significativo no que mais importa.
E você, com qual imagem se identifica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário