domingo, 27 de agosto de 2023

10 Hábitos que me ajudam a viver uma vida mais leve (nesse post falo sobre o 1° e o 2° hábito)

 Por que você está correndo tanto, e para qual direção? Há algum tempo atrás eu me fiz essa pergunta, quando me vi cansada, estressada e extremamente ansiosa. Eu estava sempre fazendo, realizando, tomando a frente, querendo controlar cada situação. Até que depois de um desmaio em uma fila no meio de desconhecidos, um diagnóstico não muito bom, enfim entendi que minha vida, minha saúde é mais importante do que qualquer coisa, e que eu deveria fazer escolhas, afim de poder ter uma vida mais leve e continuar realizando meus projetos, e compreendi que a direção é mais importante do que a velocidade.

1- Acordar com calma: Em vez de já pegar o celular e ir para as redes sociais, dedico os primeiros minutos do dia a apreciar o presente que me foi dado, a oportunidade de acordar, respirar, enfim, estar viva. 

Tomo um copo de água ainda em jejum, faço meu skincare (hidratante facial, protetor solar). Preparo meu café com calma. Tenho feito um cardápio semanal para comer direito, incluir frutas, aveia, iogurte e não ficar somente no pão todos os dias. 

Enquanto isso, aprecio o silêncio e faço uma prece desejando que o dia seja abençoado, pois acredito que a forma como começamos nosso dia tem um impacto significativo no restante dele, influenciando nossa disposição e produtividade. Começar o dia com calma é uma ótima maneira de dar um tom positivo pro restante do dia, e também nos ajuda  a nos preparar emocional e mentalmente para os desafios que possam surgir no decorrer. Quando acordava atrasada normalmente o dia começava atropelado e estressante e o decorrer dele não era diferente. Se seus dias são assim tente colocar o despertador para pelo menos uns 10 minutos antes, isso vai permitir que você encare o dia com mais serenidade e equilíbrio, parece um hábito bobo mas faz toda diferença.

2- Fazer exercícios físicos: Eu sei que não é nenhuma novidade, que você já sabe, já ouviu dezenas de vezes que a prática de exercícios físicos regularmente é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo, eu sei que você já sabe que a prática de exercícios libera hormônios de prazer e bem estar que fazem bem pra nossa mente, mas saber é diferente de fazer.

 Eu mesma não levava muito a sério isso, começava e parava, porém, agora percebi que esse hábito deve estar na nossa rotina por toda a vida, pois a falta de exercícios físicos afeta a nossa vida de diversas maneiras, na saúde é obvio né, na disposição, auto estima e até no humor. Percebi enfim, que se eu quiser levar uma vida boa e leve os exercícios precisam fazer parte da minha rotina diária, sem negociações. Então, meu conselho é, encontre algo que você goste de fazer e bora lá. Eu mesma não sou muito fã de academia, musculação, mas tem muitas outras possibilidades até exercícios em casa, pilates, ioga, dança, caminhadas,etc. 

Só não vale procurar desculpas, porque o preço disso no futuro, poderá ser muito alto, eu que já passei dos 40 sei bem o que significa isso, ainda bem que percebi a tempo de consertar esse mau hábito que é a vida sedentária.

Ps: contém algumas imagens retiradas da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário