quarta-feira, 6 de setembro de 2023

10 hábitos que me ajudam a viver uma vida mais leve

 Hoje falarei um pouco sobre o 7° e 8° hábitos, lembrando que não escrevo por ordem de importância, todos esses são fundamentais no meu ponto de vista. E também deixar claro que não foi do dia para a noite que incorporei na minha vida esses hábitos.  Após a leitura do livro Mini Hábitos entendi que não adianta querer mudar tudo de uma vez, pois raramente isso dá certo, o mais correto é ir mudando a rotina aos poucos, o importante é ter constância em poucos hábitos por vez, até que os realize sem fazer muito esforço.

7- Simplificar as coisas: levamos uma vida agitada e cheia de distrações, é preciso estar constantemente alerta ou a rotina nos engole com todas as obrigações e listas de coisas pra fazer. Com isso o que realmente importa acaba sendo deixado de lado e quase não sobra tempo para cuidar e valorizar aquilo que de fato faz sentido e preenche nossa vida de alegria. Por isso tento simplificar, Buda já dizia que quanto mais você tem mais terá com que se preocupar, quanto mais objetos, móveis você tem em casa mais terá o que limpar, por exemplo, quanto mais projetos você começar menos tempo terá para ficar com sua família. Então, agora procuro dizer sim somente pra coisas e oportunidades certas, fazer realmente o que importa, que faz sentido pra minha vida, ou sempre estarei tão cheia de coisas para fazer, e uma vida ocupada é uma vida de distrações e o que precisamos buscar é uma vida com propósito.

8- Buscar o desenvolvimento pessoal: Eu falei sobre dizer sim para as coisas e oportunidades certas, mas como reconhecemos essas "coisas" e oportunidades? Nem tudo que parece bom realmente é bom pra mim, por isso o auto conhecimento é muito importante. Buscar o desenvolvimento pessoal vai  proporcionar viver a vida de acordo com os valores e as verdades que fazem sentido para você. Quando você sabe quem é e o que quer, menos as circunstâncias externas influenciam no seu caminho e menos a opinião das outras pessoas falam sobre quem você é, e cada vez mais você será capaz de construir uma vida plenamente feliz, realizada e pautada nos seus termos. Buscar o meu desenvolvimento como pessoa é extremamente importante para mim, e me faz viver uma vida mais leve,por isso incluo na minha rotina momentos de meditação, reflexão, leituras, estudo sobre relacionamento humano, psicologia, inteligência emocional. 

Sinto que tudo isso me ajuda a me tornar um ser humano melhor e fazer escolhas melhores para a minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário