segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Procrastinação: um jeito simples de eliminá-la e criar novos hábitos

 Você já parou para pensar que as vezes queremos coisas grandiosas e nos esquecemos do poder das pequenas atitudes, deixamos de realizá-las por achar insignificante sem perceber que esse tipo de pensamento pode ser o principal motivo que nos afasta do sucesso, de realizar essa conquista?

Depois de tentar muitos hábitos de forma extenuante e não conseguir seguir em frente aprendi que as atitudes pequenas são muito importantes, afinal "o primeiro passo não te leva pra onde você quer mas te tira de onde está" e assim, um passo após o outro que a vida vai acontecendo.

Como é bom terminar o dia com a sensação de dever cumprido, de ter conseguido levar uma tarefa do início ao fim. 

Costumo usar a regra dos 2 minutos que tem no livro  A Arte de fazer acontecer de David Allen, ele basicamente diz "se você tem algo a fazer que dure aproximadamente 2 minutos faça-a agora" ou a sua mente vai perder mais tempo remoendo e te deixando exausto.

 Exemplo: tirar o lixo,o tempo que eu perco pensando no assunto é maior do que o tempo de realizar a ação, o mesmo pode ser aplicado a arrumar as roupas espalhadas pela casa, guardar a louça, arrumar a cama, regar a plantas,marcar aquela consulta que você vive adiando, pagar alguma conta,etc. A lógica é a seguinte, se a atividade pendente te custar mais que  2 minutos para pensar, planejar, organizar como você irá fazer é mais eficiente lidar com ela assim que ela estiver a sua frente, são atitudes pequenas, simples, mas que se não forem realizadas ocupam um espaço enorme na nossa mente, gerando cansaço e preocupação, mas se forem feitas te ajudam a não ficar procrastinando com as coisas do seu cotidiano. E podem ser pequenas agora mas quando acumulam vão despender um tempo muito maior do seu dia realizando atividades rotineiras que sabemos que uma hora teremos que encará-las.

Quando sonhamos em fazer mudanças a emoção toma conta de nós e acabamos querendo fazer muito em pouco tempo, no entanto na maioria das vezes(quase sempre) quando a motivação do início diminui desistimos. James Clear, autor do livro Hábitos Atômicos ensina que "quando você iniciar um novo hábito faça-o por 2 minutos ou menos", assim conseguimos nos comprometer com algo que é importante, porém novo no dia a dia e nosso cérebro ainda não está habituado a fazer no automático.

 Com o hábito de se comprometer somente com 2 minutos consegui mudar hábitos ruins e começar hábitos que estão contribuindo para me tornar a pessoa que quero ser. Passei a ler até 40 livros por ano iniciando com apenas 2 minutos por dia, parece meio bobo, ineficiente , mas fazer isso dia após dia funciona, hoje leio sem esforço algum, de forma tão natural no meu dia a dia e quando não consigo me faz falta. Quando você começa a fazer algo de forma simples é muito mais fácil pegar o gosto e ser constante, e a ideia dos 2 minutos é deixar o hábito fácil de começar. Se você parar para pensar qualquer pessoa consegue meditar por 2 minutos, arrumar o quarto por 2 minutos, ler uma pagina, fazer exercício físico (prancha por exemplo), etc. Pensando nesse sentido você pode fazer algumas trocas na sua cabeça, por exemplo, no lugar de se comprometer a ler um capítulo por dia todo dia comece com 2 minutos, ao invés de dizer que irá correr 3 km por dia se comprometa a calçar seu par de tênis, quando menos esperar estará na academia ou fazendo sua corrida diária, abrir as anotações dos seus estudos é mais fácil do que se comprometer a estudar uma hora por dia. Pode parecer que todas essas coisas são tão sem sentido, que 2 minutos não são o suficiente para mudar o seu dia mas não menospreze o poder das pequenas ações. Criar o hábito de tirar da minha frente coisas simples do meu dia a dia geraram impulso para eu parar de procrastinar e assim fazer coisas novas, criar e realizar novos projetos. Aos poucos estabelecemos um novo hábito antes de ter chegado onde gostariamos de estar, que servirá para melhorar várias áreas da nossa vida e você vai entender que a jornada faz mais sentido do que chegar no destino.

Link da Amazon para comprar os livros citados acima

A arte de fazer acontecer

Hábitos Atômicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário