domingo, 31 de dezembro de 2017

Organização: Por onde começar?

Aproveitando a época, final de ano, onde repensamos nossos objetivos, metas e queremos dar "um jeito" na nossa vida para começar bem o próximo ano resolvi escrever este post como uma motivação. Eu adoro este tema: organização, vivo testando métodos em casa até encontrar um que seja adequado a minha rotina, pois existem vários livros sobre o assunto mas muitas vezes não conseguimos levar a risca, então costumo adaptar conforme as minhas necessidades. Posso afirmar que o difícil é dar o primeiro passo, as vezes dá vontade de fechar aquele cômodo e esquecer que ele existe tamanha a desorganização.

No entanto, depois acabamos viciadas em manter tudo organizado, pois verá como terá mais tempo para as coisas boas da vida, curtir a família, seus hobbies e não passar os finais de semana como uma escrava dentro de casa.
Mas então, como começar?
Regra em comum em todos os livros que li: destralhe
Sim, uma casa com menos tralhas é bem mais fácil de organizar e de manter a organização. Comece por aí. Mas aí você me diz: vou passar o dia todo fazendo isso, acho melhor nem começar. Mas tem uma solução, pra quem não tem muito tempo ou não quer perder tanto tempo com isso 15 minutos diários já são suficientes. Sim, sua casa não ficou cheia de tralhas da noite para o dia e também não se livrará delas num passe de mágica. O grande segredo é que qualquer coisa que você fizer hoje já é melhor do que nada, e esse é o habito que vai manter a sua casa boa para viver e não ficar adiando as coisas por não ter muito tempo disponível. Então, chega de adiar, marque 15 minutos no seu relógio ou alarme do celular e você vai conseguir destralhar pelo menos um pouquinho, quer ver?
Em 15 minutos você consegue
  • Separar as roupas dos cabides do guarda roupas que não servem mais ou que você já não usa faz tempo e colocar para doação
  • Organizar sua correspondência e jogar fora  o que não te interessa
  • Pode atacar aquela pilha de revistas ou livros e separar o que quer ainda e reciclar o restante
  • Pegar um cesto ou uma sacola e passar pela casa recolhendo o que pode ser jogado fora, embalagens, frascos vazios, remédios vencidos (mas descarte corretamente),papéis velhos, propagandas, etc.
  • Pode analisar com olhos críticos os armários da cozinha e se livrar dos potes em excesso, sem tampas, louças trincadas, xícaras sem alça, eletrodomésticos duplicados ou que não usa mais, etc.
  • Pode tirar tudo de dentro da sua bolsa, descartar o que não é necessário e devolver cada coisa em seu lugar, caso esse lugar não seja na bolsa rsrs.
  • Organize uma gaveta ou uma prateleira,não sou a favor de fazer tudo de uma vez (tirar tudo do guarda roupas e ver aquele quarto quase como uma zona de guerra desanima ne)
Aposto que tem mais umas 30 coisas que você poderia fazer aí na sua casa em 15 minutos, adeque a sua necessidade e mãos a obra, que tal apenas começar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário